VOCÊ SABIA? - A história por trás do "Hero Murph"

20/12/2021
  • TeeBox
  • Hey, teefans!

    Vocês sabiam que existe uma história por trás de cada nome dos benchmarks do nosso querido Crossfit?

    Considerando que já é quase Natal e o Murph tá badalando nos boxes do nosso país, nada mais justo que começarmos por ele, não é? Vamos lá!

    O WOD "Hero Murph" faz parte dos Hero WODs, ou seja, treinos criados pela CrossFit Inc. em memória a alguns praticantes que prestaram serviços militares. O workout em questão homenageia o tenente americano da Marinha Michael Murphy, que faleceu em serviço no Afeganistão no ano de 2005. É exatamente sobre a vida do nosso querido Murph que iremos falar nesse post!

    Apertem os cintos que a viagem vai ser emocionante!

  • TeeBox
  •  

    Michael Patrick Murphy

    Michael Patrick Murphy (7 de maio de 1976 - 28 de junho de 2005) foi um tenente SEAL[1] da Marinha dos Estados Unidos e a primeira pessoa a receber a mais alta condecoração militar dos EUA, a Medalha de Honra, por suas ações durante a Guerra no Afeganistão, desde a Guerra do Vietnã. Seus outros prêmios póstumos incluíram a Estrela de Prata e o Coração Púrpura.

    [1] O United States Navy's SEAL Teams, possui sua sigla derivada de sua capacidade em operar no mar, no ar e em terra (SEa, Air, Land), da mesma maneira que uma foca (Seal, no inglês).

    Michael Murphy nasceu e foi criado no condado de Suffolk, em Nova York. Ele se formou na Universidade do Estado da Pensilvânia com honras e um duplo diploma em ciência política e psicologia. Após a faculdade, ele aceitou uma comissão na Marinha dos Estados Unidos e se tornou um SEAL da Marinha em julho de 2002. Depois de participar de várias missões da Guerra ao Terror, ele foi morto em 28 de junho de 2005, depois que sua equipe foi comprometida e cercada por forças do Talibã perto de Asadabad, Afeganistão.

    Desde sua morte, foram nomeados em sua homenagem uma estação de correios, uma piscina de treinamento de combate na Estação Naval de Newport, uma unidade Sea Cadet e um parque.

  • TeeBox
  •  

    Vida Jovem

    Murphy nasceu em 7 de maio de 1976 em Smithtown, Nova York, filho de pais irlandeses-americanos Maureen e Daniel Murphy, um ex-promotor público assistente do condado de Suffolk. Ele foi criado em Patchogue e, quando jovem, frequentou a Escola Fundamental Saxton , onde jogou futebol juvenil e futebol americano infatil com seu pai como técnico. No colégio, ele continuou a praticar esportes e conseguiu um emprego de verão como salva-vidas na praia da cidade de Brookhaven, no Lago Ronkonkoma. Ele voltou ao trabalho todo verão durante seus anos de faculdade.

    Murphy era conhecido por seus amigos como "Murph" e como "O Protetor" em seus anos de colégio. Na 8 série, ele protegeu uma criança com necessidades especiais que estava sendo empurrada em um armário por um grupo de meninos, terminando com Murphy puxando fisicamente os agressores para longe da criança. Esta foi a única vez que o diretor da escola teve que notificar os pais de Murphy sobre uma questão 'disciplinar'; seus pais relataram mais tarde que "não podiam estar mais orgulhosos". Ele também protegeu um sem-teto que estava sendo atacado enquanto coletava latas. Ele afugentou os agressores e ajudou o homem a pegar suas latas.

    Em 1994, Murphy se formou no Colégio Patchogue-Medford e saiu de casa para estudar na Universidade do Estado da Pensilvânia. Ele se formou na universidade em 1998 com diplomas em ciências políticas e psicologia.

  •  

    Carreira Militar

    Depois de se formar na Universidade da Pensilvânia, Murphy foi aceito em várias faculdades de direito, mas decidiu participar de sessões de mentoria do SEAL na Academia da Marinha Mercante dos Estados Unidos. Em setembro de 2000, ele aceitou uma indicação para a Escola de Candidatos a Oficial da Marinha dos EUA em Pensacola, Flórida. Em 13 de dezembro daquele ano, ele foi comissionado como Alferes da Marinha e começou o treinamento de Demolição Submarina Básica/SEAL (BUD/S) em Coronado, Califórnia, em janeiro de 2001, finalmente se graduando na Classe 236.

    Após se formar no BUD/S, ele frequentou a Escola Aerotransportadora do Exército dos Estados Unidos, a escola de Treinamento de Qualificação SEAL e a escola de Veículo de Entrega SEAL (SDV). Murphy recebeu seu selo SEAL e foi reconhecido a bordo do SDV Time UM (SDVT-1) em Pearl Harbor, Havaí, em julho de 2002. Em outubro de 2002, ele enviou o Pelotão Foxtrot para a Jordânia como oficial de ligação para o Exercício Early Victor. Após sua viagem com o SDVT-1, Murphy foi designado para o Comando Central de Operações Especiais (SOCCENT) na Flórida e enviado para o Catar em apoio à Operação Iraqi Freedom. Depois de retornar do Catar, ele foi destacado para Djibouti para auxiliar no planejamento operacional de futuras missões SDV.

  • Murphy no Afeganistão
    Murphy no Afeganistão
  • Operação Red Wings

    A Operação Red Wings foi uma missão contra-insurgente fracassada na província de Kunar, no Afeganistão, envolvendo quatro membros dos SEALs da Marinha dos Estados Unidos. Murphy e dois outros SEALs foram mortos no conflito, além de 16 soldados das Forças de Operações Especiais americanas que morreram quando seu helicóptero foi abatido enquanto tentavam extrair a Equipe SEAL. Até o episódio de um helicóptero ser abatido em 2011, esta foi a maior perda de vidas para as forças americanas desde o início da invasão e a maior perda para os SEALs desde a Guerra do Vietnã. Marcus Luttrell foi o único marinheiro americano sobrevivente do esquadrão; ele foi protegido por aldeões locais que enviaram um emissário à base militar mais próxima, permitindo que uma equipe de resgate o localizasse.

  •  

    Combate no Afeganistão

    Operação Enduring Freedom é o nome oficial usado pelo governo dos Estados Unidos para sua Guerra no Afeganistão, juntamente com três ações militares menores sob a égide de sua Guerra Global contra o Terror. A guerra começou em 7 de outubro de 2001 com a resposta dos Estados Unidos e do Reino Unido aos ataques de 11 de setembro na cidade de Nova York e em Arlington, Virgínia. No início de 2005, Murphy foi designado para a Equipe de Veículos de Entrega SEAL ONE como oficial encarregado do Pelotão Alpha e destacado para o Afeganistão em apoio à Operação Liberdade Duradoura.

  • SEALs da Marinha da Operação Red Wings, com Murphy na extrema direita
    SEALs da Marinha da Operação Red Wings, com Murphy na extrema direita
  • O mapa dado aos SEALs da Marinha dos EUA detalhando sua missão.
    O mapa dado aos SEALs da Marinha dos EUA detalhando sua missão.
  • Murphy liderou a equipe de reconhecimento de quatro homens em uma missão para matar ou capturar um importante líder talibã, Ahmad Shah (codinome Ben Sharmak), que comandava um grupo de insurgentes conhecido como "Tigres da Montanha", a oeste de Asadabad. O grupo foi deixado de helicóptero em uma área remota e montanhosa a leste de Asadabad, na província de Kunar, perto da fronteira com o Paquistão. Após uma infiltração inicialmente bem-sucedida, os pastores de cabras locais encontraram o esconderijo dos SEALs. Incapaz de verificar qualquer intenção hostil dos pastores, Murphy perguntou à equipe o que deveria ser feito com eles. Matthew Axelson supostamente votou para matar os afegãos, e Danny Dietz não ofereceu uma opinião, fazendo Murphy declarar que votaria o mesmo que Marcus Luttrell, que disse que os pastores deveriam ser libertados. Os locais hostis, possivelmente os pastores de cabras que eles deixaram passar, alertaram de 150 a 200 Forças do Talibãs nas proximidades, que cercaram e atacaram o pequeno grupo. Depois que Murphy pediu ajuda, um helicóptero MH-47 Chinook carregado com reforços foi enviado para resgatar a equipe, mas foi abatido por um lança-foguetes RPG, matando todos os 16 funcionários a bordo; oito SEALs e oito membros do serviço do 160 SOAR (Regimento de Aviação de Operações Especiais).

  •  

    Ao final da batalha de duas horas, Murphy, Dietz, Axelson, e estimados 70% dos talibãs do confronto, foram mortos em ação. Luttrell foi o único sobrevivente americano e acabou sendo resgatado após vários dias vagando pela montanha e sendo protegido pelo povo de uma aldeia do Afeganistão. Todos os três homens de Murphy foram condecorados com a segunda maior homenagem da Marinha, a Cruz da Marinha, por sua parte na batalha, tornando-se a equipe SEAL da Marinha mais condecorada da história.

    Como consequência disso, o Exército dos EUA não permite mais apenas 4 homens em operações como essa, agora é padrão ter 8 ou mais homens em tal operação.

  •  

    Morte

    Murphy foi morto em 28 de junho de 2005 depois que deixou sua posição de cobertura e foi para uma clareira longe das montanhas, expondo-se a uma saraivada de tiros a fim de obter um sinal mais claro para entrar em contato com a sede para relatar a terrível situação e solicitar apoio imediato para sua equipe. Ele deixou o telefone via satélite cair depois de levar mais de 14 tiros, mas o pegou de volta e encerrou a ligação. Enquanto era baleado, ele desligou dizendo "Obrigado", então continuou lutando de sua posição exposta até morrer dos ferimentos.

    Em 4 de julho de 2005, os restos mortais de Murphy foram encontrados por um grupo de soldados americanos durante uma operação de busca e resgate de combate e retornaram aos Estados Unidos. Nove dias depois, em 13 de julho, Murphy foi enterrado com todas as honras militares no Cemitério Nacional de Calverton.

  • Túmulo de Murphy no Cemitério Nacional de Calverton
    Túmulo de Murphy no Cemitério Nacional de Calverton
  •  

    Condecorações

    TeeBox
  • Legado

    Murph Workout

    Depois de entrar para a Marinha, Murphy começou a se exercitar correndo, fazendo ginástica e escalando cordas no quintal. Mais tarde, ele descobriu o CrossFit. Murphy criou seu próprio treino no estilo CrossFit chamado "Body Armor", que envolvia exercícios de correr, empurrar, puxar e levantar enquanto usava uma armadura[2], um colete de 16,4lb (7,4 kg) que ele usava durante a implantação.

    [2] Chama-se de "armadura" (body armor) os coletes táticos pesados que militares utilizam em ação, com vários bolsos, munição, rádio e outros apetrechos.

    "O tempo padrão de Michael [para completar o treino de Body Armor] era de 32 a 35 minutos", diz seu pai, Dan.

    Após a morte de Murphy, o treino de Body Armor começou a se tornar popular entre as equipes SEAL em todos os lugares, pois poderia ser feito em quase qualquer lugar e exigia muito pouco equipamento. Um SEAL contatou Greg Glassman, o fundador do CrossFit, perguntando se ele honraria a morte de seu oficial comandante com um treino CrossFit com o seu nome.

    Em 17 de agosto de 2005, Glassman postou o treino no site do CrossFit como o Workout of the Day (WOD) com a observação:

    Em memória do Tenente da Marinha Michael Murphy, 29, de Patchogue, N.Y., que foi morto no Afeganistão em 28 de junho de 2005. Este treino era um dos favoritos de Mike e ele o batizou de "Body Armor". De agora em diante, ele será referido como "Murph" em homenagem ao guerreiro focado e grande americano que não queria nada mais na vida do que servir a este grande país e às belas pessoas que o tornaram o que é... Se você tem um colete ou armadura corporal de 20 libras, use-os.

     

     

    E aí? Você já sabia de tudo isso?

    Fica ligado que o Murph é só o começo! Logo traremos a história por trás dos próximos WODs ;)

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.