Conheça 8 tipos de yoga e seus benefícios para atletas e esportistas

21/02/2022
  • Conheça 8 Tipos de Yoga e Seus Benefícios para Atletas e Esportistas.

     

    Baseado nas técnicas milenares e com eficácia médica comprovada cientificamente, venha descobrir qual modalidade de yoga é a sua cara!

  • TeeBox
  • TeeBox
  • TeeBox
    • SOBRE AS MODALIDADES

    "Assim como o oceano vai além do litoral, yoga é muito mais do que determinadas posturas", disse o mestre Sri Nithyananda Swami, um dos gurus indianos mais respeitados do mundo, durante uma conferência digital realizada no Dia Internacional do Yoga de 21 de junho de 2017.

    Descrita como uma prática que engloba os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo em textos compilados há pelo menos 5 mil anos, o yoga nasceu na Índia e ganhou o mundo. Só nos Estados Unidos são por volta de 36 milhões de adeptos, de acordo com um levantamento da Ipsos Public Affairs, em parceria com a fundação Yoga Alliance. O número quase dobrou em relação a 2012, quando girava em torno de 20 milhões.

    Com o passar dos anos, o yoga vem angariando a disseminação de novas modalidades - algumas delas muito diferentes do que propunham as velhas escrituras.

    Atenta à popularização das variações dessa atividade em estúdios e salas de ginástica, a coluna de saúde da revista Veja, intitulada SAÚDE, apurou o que são e o proveito de oito versões de yoga - da clássica à dançante.

  •  

     

    Yoga Clássico

    No Ocidente, a vertente mais popular é o Hatha, termo sânscrito que faz alusão à união entre corpo e espírito. Posturas (asanas), gestuais (mudras), técnicas de controle respiratório (pranayamas), contração dos músculos e órgãos (bandhas) e exercícios de concentração e purificação (shatkarmas) fazem parte das aulas, que seguem um ritmo tranquilo, ideal para iniciantes, gestantes e idosos. "Trata-se de uma jornada rumo ao autoconhecimento", resume a educadora física especializada em atividades rítmicas Sílvia Deutsch, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro.

  •  

    Power Yoga

    Surgiu como uma alternativa mais comercial ao Ashtanga Vinyasa, ramificação do yoga tradicional que tem ritmo mais agitado. Diferentemente da versão original, não há sequências pré-definidas, e a música ambiente é bem-vinda, o que a fez cair no gosto de quem prefere algo mais dinâmico. Pessoas que buscam exercícios intensos também aprovam o power yoga, já que ela intercala posições que exigem força e equilíbrio. Blocos, cordas, cintos, pesos e outros acessórios são utilizados tanto para facilitar a vida dos novatos quanto para potencializar o esforço e os ganhos dos veteranos.

  • TeeBox
  • TeeBox
  • Hot Yoga

    Na sala, o termômetro registra até 40 C. Os instrutores garantem: altas temperaturas resguardam a musculatura e desintoxicam o organismo por meio do suor. "De fato, o calor atua nos músculos, aumentando a flexibilidade, mas não existe comprovação científica para benefícios além desse", diz Ivan Pacheco, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, no Rio Grande do Sul. O médico lembra que, se não houver preparo, há risco de hipertermia, queda de pressão e desmaio. Para quem já está mais condicionado, pode ser a pedida para superar limites. Só não vale esquecer de beber água, baixar o ritmo ao final da aula e evitar choque térmico na saída.

  • SuperYoga

    Elaborado pelo educador físico Paulo Junqueira, de São Paulo, é um método de fortalecimento físico e psicológico composto de oito séries fixas de aproximadamente 50 posturas simples do yoga clássico, executadas com permanências, repetições e inclusão de movimentos para deixá-las mais dinâmicas. Daí a comparação com aulas de ginástica, que deu visibilidade à prática. "Criei a superioga nos anos 1990 com o objetivo de incentivar as pessoas a buscar uma melhor qualidade de vida, principalmente na terceira idade, quando costuma faltar força e disposição para o dia a dia", conta Junqueira.

  • TeeBox
  • TeeBox
  • Acro Yoga

    Surgiu por volta de 1990 no Canadá e nos Estados Unidos e desembarcou no Brasil em meados de 2007. Como o nome sugere, essa modalidade alia posturas do yoga clássico a movimentos acrobáticos. É também um baita exercício para aprender a trabalhar em equipe, uma vez que grande parte dos movimentos é feita em dupla. "A presença do outro serve ainda como fonte de motivação e apoio", diz a terapeuta

  • psicocorporal Eliane Lilli, do estúdio Acro Yoga Brasil, na capital paulista. Essa linha não é recomendada quando a pessoa não pode abusar no esforço físico ou tem lesão em articulações ou ligamentos.

  • Aero Yoga

    O diferencial fica por conta de tecidos presos ao teto, como acontece em aulas ou atrações circenses. "Eles potencializam a sensação de relaxamento e servem de ferramenta para a execução das posturas tradicionais, evitando impacto sobre a coluna e facilitando o alongamento", destaca Eliane. Com sequências específicas e sob supervisão profissional, a prática pode ser introduzida a partir dos 4 anos de idade e é indicada até para pessoas com lesões em alguma parte do corpo ou fragilidade óssea, articular ou muscular. "Basta evitar pressão sobre a região que está com problema", orienta a professora.

  • TeeBox
  • TeeBox
  •  

    Yoga Dance

    Com duração de até duas horas, as aulas são divididas em sete partes, trabalhando cada um dos chacras, pontos de energia no corpo, e cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter) por meio de determinados estilos, letras e variações de notas. Nas três primeiras etapas, o ritmo é crescente e instiga estabilidade, criatividade e empoderamento. Depois, é hora de cantar, ouvir, relaxar, refletir e agradecer. "A proposta é combinar a liberdade da dança com a consciência do yoga, entregando-se inteiramente ao que se está fazendo no momento", conta a professora de yoga e criadora da modalidade Fernanda Cunha, de São Paulo.

  •  

    Sup Yoga

    Na onda do stand up paddle, esporte em que se rema em pé sobre uma prancha, muitos praticantes de yoga trocaram as salas espelhadas pelo contato com a natureza. "Priorizamos águas calmas e posturas de permanência, sem movimentos, para manter o equilíbrio", explica a atleta e precursora da atividade no país, Bianca Guimarães, de Minas Gerais. Onde encontrar? Nas praias de Maceió, João Pessoa, Búzios (RJ), Florianópolis e Ilhabela (SP). Não pode viajar? Basta uma piscina larga e funda para conseguir praticar.

  • TeeBox
  •  

     

    • DOS BENEFÍCIOS PARA ATLETAS

    Segundo um artigo de revisão publicado pela Universidade de British Columbia, no Canadá, o yoga está ganhando espaço entre atletas. Mas, afinal, por quê?

    Primeiro, a prática pode ajudar a prevenir lesões em praticantes de esportes intensos, como corrida, tênis ou basquete. Esportistas comprometidos com treinos de força, como a musculação, também podem se beneficiar com a prática que ajuda no fortalecimento muscular e a melhorar a estabilidade, a postura e a amplitude dos movimentos.

    Além disso, como traz benefícios para a saúde mental e física, o yoga pode ajudar a manter a disposição para que estejamos prontos para encarar o treino.

    Veja abaixo uma lista de 5 benefícios do yoga.

     

    1. AJUDA A APRIMORAR A FORÇA E A FLEXIBILIDADE

    Uma publicação da Universidade de Concordia, nos Estados Unidos, concluiu que o yoga é uma prática que ajuda a melhorar a força e a flexibilidade.

    A força é construída por meio de posturas que usam o próprio peso do corpo. Assim, o treino tem foco em desenvolver os músculos de forma direcionada, o que significa que até movimentos simples podem oferecer ótimos resultados quando feitos corretamente.

    Quando o yoga é incorporado como treinamento cruzado em outro esporte, os músculos são ainda mais desafiados, o que ajuda a aumentar a resistência muscular.

    Já a flexibilidade vem com a prática regular do yoga. As posturas, também chamadas de asanas, trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível e com maior amplitude de movimento.

     

    2. AJUDA NO RELAXAMENTO

    Os movimentos do yoga são geralmente lentos e exigem concentração e atenção à respiração. Além disso, aulas mais longas têm espaço para a prática da meditação e dos pranayamas, que são exercícios de respiração. Todas essas técnicas ajudam a relaxar e a soltar o corpo.

     

    3. PODE MELHORAR A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO

    De acordo com a Sociedade Americana do Coração, o yoga pode trazer benefícios para a saúde do coração. Estudos sugerem que práticas que trabalham corpo e mente ajudam a reduzir a pressão sanguínea, além dos níveis de estresse nos músculos.

    O yoga pode ainda ajudar a frear a resposta do corpo ao estresse, ativando o sistema nervoso parassimpático por meio da respiração profunda e do relaxamento. Menores taxas de estresse estão associadas a menores riscos de problemas cardiovasculares.

     

    4. AUXILIA NO ALÍVIO DE DORES CRÔNICAS

    O yoga pode ajudar a aliviar dores crônicas provocadas por diversas condições de saúde ou ligadas ao esporte, como dores na lombar e até mesmo dor de cabeça, como demonstra uma publicação da Escola de Medicina da Universidade de Harvard.

    Um estudo realizado com 313 pessoas com dores crônicas nas costas concluiu que uma única aula semanal de yoga ajudou a aprimorar a mobilidade e a amplitude do movimento, auxiliando na redução das dores.

     

    5. PODE MELHORAR A QUALIDADE DO SONO

    Praticar yoga também pode te ajudar a cair na cama e dormir tranquilo - e sabemos que uma boa noite de sono é importante para a disposição e desempenho no dia seguinte.

    Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que mais de 55% das pessoas que praticavam yoga começaram a dormir melhor após o início da prática. Além disso, mais de 85% relataram uma redução nos níveis de estresse, o que também ajudou na melhora da qualidade do sono.

    O yoga para atletas, quando parte da rotina de exercícios, pode ajudar a equilibrar as emoções e a fortalecer os músculos. Procure orientação de um profissional de educação física para incluir a prática na sua rotina e te ajudar a atingir melhores resultados.

     

     

    E aí? Gostou dessa?  ;)

    Fica de olho que logo tem mais!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.