Chocolate: Inimigo ou Aliado dos Esportes?

12/04/2022
    • TeeBox
  •  

    Sabemos que muuuitos de vocês amam chocolate com todo o coração e se seguram para não atacarem aquela barra deliciosa.

    Nessa Páscoa, viemos tirar um peso da consciência de vocês!

    Logo de cara, eu já te digo: Os especialistas confirmam que chocolate e esporte formam uma combinação que oferece bons resultados e excelente desempenho! Claro que devemos controlar a dose para evitar excessos.

    No entanto, é importante entender que, o chocolate aqui cujas propriedades são mencionadas, trata-se do chocolate meio amargo. O ideal é que a % de cacau contida seja por volta de 70%. Quanto mais escuro o chocolate, melhor!

     

     

  • TeeBox
  •  

    O CHOCOLATE

     

    É um alimento rico em gorduras vegetais de alta qualidade, não contém açúcares em sua forma natural e fornece proteínas e minerais, elementos essenciais para a saúde de qualquer pessoa e vital no desempenho esportivo.

  •   A inclusão de chocolate nas dietas é positiva. Uma das maneiras mais eficazes de consumi-lo é em combinação com nozes, pois assim a energia que ambos dão ao corpo é superior. A absorção de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis é feita de forma otimizada. Por outro lado, o cacau lidera a lista de alimentos com propriedades antioxidantes de alto valor nutritivo. É igualmente rico em vitamina C e fibras, por isso sua capacidade de satisfazer a fome é a mais alta.

      Alguns especialistas colocam o cacau entre os aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e também para melhorar as habilidades cognitivas e o trabalho da memória. Isso é especialmente benéfico entre pessoas de idades avançadas ou aquelas que apresentam sintomas de demência precoce.

     

  •  

     

    TIPO DE CHOCOLATE

     

     Quando se fala dos excelentes resultados da combinação entre chocolate e esportes, refere-se exclusivamente, como já mencionado, ao chocolate escuro, também conhecido como fondant.

  • TeeBox
  •  Os produtos que combinam cacau com leite, por exemplo, geralmente também incluem uma quantidade muito alta de açúcares e aditivos. Para não mencionar compostos químicos, como aromas. Além disso, por levarem mais leite e açúcar do que cacau, podem trazer problemas e desconfortos gastrointestinais ao atleta

     Em qualquer caso, o chocolate é sempre um alimento que deve ser consumido com extrema moderação. A ingestão diária não deve ser superior a 40 gramas; caso contrário, episódios de excesso de peso podem ocorrer e deixaria de ser uma opção saudável para os atletas.

     

     

  • TeeBox
  •  

     

    CHOCOLATE X ESPORTES

     

     No final de uma competição ou após um dia duro de treinamento, o corpo requer alimentos para ajudá-lo a se recuperar do esforço físico.

  •  Afinal, para completar com sucesso uma sessão de exercícios exigente o corpo usa muitas calorias e nutrientes. Elementos que devem entrar novamente no corpo no menor tempo possível.

    O cacau presente no chocolate, aumenta a energia e a resistência física. O que é ótimo para atletas, isso porque o cacau aumenta a produção de mitocôndrias dentro dos músculos, e elas são as responsáveis pela energia muscular. A guloseima ainda aumenta os níveis de serotonina - substância responsável pelo bem-estar -, o que gera mais disposição para fazer o exercício.

    Ele também contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central e é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício.

     O chocolate não apenas fornece uma grande quantidade e variedade de componentes cujos níveis precisam ser recuperados. Também ajuda a superar o cansaço psicológico depois de submeter os músculos, ossos, articulações e até mesmo o cérebro a altos níveis de estresse devido à sua composição - o chocolate ajuda no combate à fatiga, favorece o equilíbrio nervoso e a adaptação ao estresse.

     Depois de tudo isso, talvez o benefício mais prazeroso seja que seu sabor agradável traz consigo uma sensação reconfortante inigualável. Um sinal inequívoco de que os objetivos propostos no nível de trabalho físico foram alcançados ou superados.

     Em suma, o chocolate é um prêmio depois de ter dado tudo de si. Uma das principais razões para não parar de combinar chocolate e esportes.

     

     

  • TeeBox
  •  

    Mas pra você não passar vontade de nada e comer aquela receita com um chocolatinho saudável, trouxemos uma receita de Bolo com Gotinhas de Chocolate Fit!

     

    Ingredientes:

    3 ovos

    1 colher de sopa de óleo de coco

    200ml de leite

    2 colher de sopa de cacau em pó

    1 xícara de açúcar mascavo ou demerara

    2 xícaras de farinha de arroz

    1 colher de sopa de fermento em pó

     

    Modo de Preparo

    Acrescente todos os ingredientes no liquidificador, na ordem colocada acima. Bata bem até virar uma mistura homogênea. Antes de ir para o forno, acrescente por cima gotas de chocolate 70%. Coloque no forno uns 25 minutos, a 180C. Pronto. Agora é só deliciar!

     

    Agora é só se deliciar! :P

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.