Como o Esporte Pode Ajudar no Trabalho?

30/03/2022
  •  

     

     

    Esporte x Trabalho

     É isso mesmo! Um profissional que se dedica a uma modalidade esportiva durante a semana pode aumentar progressivamente sua produtividade e seus resultados no trabalho - dois fatores importantes do ponto de vista do desempenho profissional. Além disso, o exercício físico ajuda a aliviar o estresse, torna o raciocínio mais eficiente, eleva a concentração e, consequentemente, garante melhor rendimento em vários aspectos da vida.

  •  

    Um estudo da Leeds Metropolitan University comprova isso; foram pesquisados mais de 200 profissionais que têm acesso a academias perto ou até mesmo dentro do local de trabalho e avaliou a performance declarada por estes profissionais ao longo do tempo, comparando dias em que eles haviam ou não se exercitado.

     

     

     O que eles descobriram foi que, nos dias em que os profissionais fizeram aquela visita à academia, sua performance no trabalho também aumentou. Eles reportaram ser mais efetivos, ter melhores interações com seus colegas e, o mais importante, se sentirem mais satisfeitos ao final do dia de trabalho.

  •  No Love Mondays, plataforma onde profissionais avaliam as empresas onde trabalham, profissionais também declaram ser mais felizes e produtivos em empresas onde a prática de exercícios é incentivada. De acordo com depoimentos na plataforma, a facilidade de acesso a academias e a flexibilidade de horários para acomodar a prática esportiva são fatores que geram maior felicidade do profissional em relação ao seu trabalho.

  •  

    Alguns dos Benefícios do Esporte:

     

     

    Mais foco

    As atividades físicas te deixam mais ativo e essa energia vai te ajudar a não desanimar durante o dia e manter o foco no que está fazendo.

     

    Autoconfiança

    Se você está bem consigo mesmo, fica mais confiante. Exercícios físicos vão te incentivar a enfrentar desafios.

     

    Controle do stress

    O exercício físico libera tensões e produz serotonina, o hormônio da felicidade. Portanto, ao se exercitar, seu corpo vai se estressar menos com as situações adversas da profissional, além de descarregar, de forma saudável, o stress já acumulado.

     

    Trabalho em equipe

    Você pratica esporte com times? Essa escolha pode te ajudar a lidar melhor com o trabalho em equipe, aproximar grupos de trabalho e melhorar o relacionamento entre seus membros.

     

     

  • TeeBox
  •  

     

    Algumas Empresas que Aderiram à Prática de Esporte Para os Profissionais

     

     Percebendo que investimentos em saúde e bem-estar deixam as equipes mais felizes, focadas e motivadas, algumas empresas estão investindo pesado nessas práticas. A Ambev, por exemplo, decidiu flexibilizar os horários de trabalho para que os profissionais pudessem praticar exercícios na ampla rede de academias com quem a empresa tem parceria. Além disso, a empresa oferece vestiários em sua sede e nas cervejarias e snacks saudáveis durante o dia.

    Guilherme Vieira, gerente de Packaging na Ambev, explica como essa mudança gerou impacto em sua vida. "Sempre pratiquei esporte, mas, há quatro anos, meu gerente na Ambev me convidou para participar de uma maratona e isso mudou minha vida pessoal e profissional", diz. "Já participei de maratonas de até 82 km e, no ano que vem, tenho planos para fazer uma de 100 km. Com os treinos para as provas aprendi ter mais disciplina e foco no objetivo final. Hoje, sinto-me mais tranquilo ao encarar grandes desafios na minha rotina profissional", enfatiza o colaborador.

     


     

     Já a Archer Daniels Midland (ADM), uma gigante do agronegócio, percebeu que os colaboradores se sentem mais motivados ao terem a oportunidade de praticar esportes junto aos seus colegas. Foi assim que eles resolveram criar o programa ADM Move, que incentiva a prática de esportes, principalmente as corridas de rua. Por meio dele os funcionários podem participar das principais corridas de rua em todo o Brasil."A ADM preza pela segurança e bem-estar físico e mental de seus colaboradores, fomentando práticas saudáveis desde orientação nutricional a práticas esportivas e de relaxamento. Dessa forma, estamos sempre dialogando com nossa equipe e não medimos esforços para avaliar toda boa ideia, a melhoria é contínua", destaca Ana Apolaro, diretora de RH do grupo.

     


     

     O Grupo Netshoes, empresa que tem o esporte em seu DNA, também adota práticas interessantes dentro de casa. Uma delas é o projeto Mobike, que oferece cerca de 20 bicicletas - todas com equipamento de segurança - para que os colaboradores possam ir e voltar do trabalho para casa e utilizar durante o expediente.

     A empresa também oferece horário flexível, vestiários com chuveiros, refeitório e espaço de lazer com meia quadra de basquete, tênis de mesa e possui parceria com duas redes de academia que disponibilizam desconto aos colaboradores da companhia. "Incentivamos a prática esportiva e hábitos saudáveis, e observamos que isso traz uma melhora no engajamento e na conexão dos colaboradores com o propósito da companhia", avalia Sergio Póvoa, diretor de RH do Grupo.

     


     

     Incentivar todos os colaboradores a terem hábitos mais saudáveis e uma vida mais equilibrada foi o que levou o Santander Brasil a criar o programa Be Healthy, que envolve orientações sobre alimentação saudável e equilíbrio entre corpo e mente, além de incentivos para que cada um conheça seus índices de saúde e a prática de exercícios físicos. O programa oferece descontos em corridas de rua aos funcionários e também em academias de ginásticas, através de uma parceria com a GymPass. Os colaboradores que trabalham na Sede, em São Paulo, ainda dispõem de um unidade no local. "Nossa iniciativas de saúde têm o objetivo de contribuir para que nossos funcionários façam suas melhores escolhas no que diz respeito à sua saúde. A gestão da saúde é uma decisão pessoal e individual, mas abrir estas possibilidades, incentivar e apoiar têm feito a diferença na vidas dos nosso funcionários", conta Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Santander.

     

     

     

    E aí? Bora praticar um esporte? ;)

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.