VOCÊ SABIA? - Kalsu: o WOD mais difícil de todos

08/07/2022
    • TeeBox
  • Hey, teefans!

     Que existe uma história por detrás de cada nome dos benchmarks do Crossfit, vocês já devem saber.  Inclusive, pra quem perdeu, fizemos um mega post completo contando a história do famoso tenente "Hero Murph" pra você conferir! 

     Mas já ouviram falar do WOD Kalsu? O WOD considerado por muitos dentro da comunidade do Crossfit como o WOD mais difícil de todos!

     Se você não conhecia o WOD, muito menos quem é a figura por trás do nome, chega mais, aconchegue-se num lugar confortável e embarque nessa viagem com a gente.

  • TeeBox
  • TeeBox
  •  

    O WOD

     

     Primeiramente, para os menos familiarizados, vamos apresentar o assustador Kalsu WOD!

     O WOD, em si, não é exatamente reconhecido pela CrossFit HQ. Em verdade, ele foi desenvolvido por John Welbourn (do Crossfit para Futebol Americano) e o ex Seal da Marinha Andy Stumpf. Assim, o WOD é muito mais associado ao treinamento de jogadores de futebol americano que praticantes de Crossfit num geral. Entretanto, a comunidade Crossfiteira não deixa de reconhecê-lo pela dificuldade e praticá-lo como um desafio e maneira de ver sua progressão pessoal durante o ano.

     

    Kalsu WOD

    A recomendação é que ele seja feito ao final de cada sessão de treino.

    Por Tempo

    • 100 Thrusters (135lb masculino/95lb feminino)
    • 5 Burpees para começar e ao final de cada minuto

     Comece com 5 burpees. Em seguida, complete o maior número possível de Thrusters até o minuto acabar. Ao final do minuto (1:00) complete mais 5 burpees. Repita a cada minuto até que 100 Thrusters totais sejam concluídos.

     A pontuação é o tempo total que leva para completar todos os 100 propulsores.

     

    Boa pontuação para "Kalsu"

    • - Iniciante: 22-30 minutos
    • - Intermediário: 19-22 minutos
    • - Avançado: 15-19 minutos
    • - Elite: <14 minutos

     

    Dicas e Estratégia

     Antes do início do treino, decida quantos thrusters você pode completar a cada minuto (lembre-se de que você sempre começa com 5 burpees). Fique com esse número, não importa o quanto doa. Por exemplo, se você se comprometer com 5 thrusters a cada minuto, terminará em 20 minutos.

     

    Estímulo pretendido

    Este WOD deve ser MUITO difícil. Este é um teste mental tanto quanto físico: o tique-taque do relógio (aquele que diz que é hora de fazer burpees DE NOVO) parece um inimigo minutos após o início do treino. Abrace seus pulmões e as pernas em brasa. Dimensione a carga/volume para terminar em 30 minutos ou menos; mas não exagere o ritmo de "Kalsu".

     

    Opções de escala

     Assim como os outros hero workouts do CrossFit, "Kalsu" é cansativo e implacável. Escale a carga e/ou repetições para terminar em 30 minutos ou menos.

     

    Intermediário

    100 Thursters (95/65 lb)

    5 Burpees para começar e no final de cada minuto

    Iniciante A

    100 Thursters (75/55 lb)

    3 Burpees para começar e no final de cada minuto

    Iniciante B

    50 Thursters (45/35 lb)

    3 Burpees para começar e no final de cada minuto

     

  • Vida Jovem

     James Robert Kalsu nasceu em 13 de abril de 1945, em Oklahoma City, Oklahoma.

     Ele cresceu em uma família atlética que incluía um tio que jogava basquete na Oklahoma State University para o lendário Henry Iba. Kalsu começou a praticar esportes desde cedo e inicialmente jogou golfe. Ele então migrou para o basquete com a esperança de seguir os passos de seu tio.

     

    "Foi isso que o fez (pai de Kalsu) levar seu filho a ser um atleta universitário", disse Milt Kalsu (tio de Bob) . "Ele queria jogar basquete para Iba."

     

     O pai de Kalsu, Frank, teve outras ideias e colocou seu filho em um programa de treinamento duro para prepará-lo para o futebol. Enquanto frequentava a Del City High School em Del City, Oklahoma, Kalsu finalmente começou a crescer até sua estatura de 1,8m.

     Quando se formou no ensino médio, Kalsu havia se tornado um dos guardas (do futebol americano) ofensivos mais dominantes do estado. Recrutadores da faculdade começaram a chama-lo e Kalsu não podia deixar passar a chance de jogar para o Oklahoma e seu treinador, Bud Wilkinson.

  • No Futebol Americano

     

     Kalsu chegou a Norman em 1963 e se afastou por um tempo enquanto aprendia e melhorava seu físico e técnicas para o futebol americano universitário. Nos anos seguintes, Kalsu se tornou um guarda sólido, embora seu tamanho fosse menor que a maioria dos jogadores. Com 220 libras (+/- 100kg), era uma tarefa árdua bloquear oponentes maiores.

     No entanto, Kalsu praticou seu ofício diligentemente e arremessava a 160 km/h, a cada arremesso.

     

    "Ele fez tudo do jeito que deveria fazer", diz o ex-defensivo do Sooners (time de futebol), Joe Riley , que foi recrutado com Kalsu. "Ele não matou aulas. Ele nunca deu a ninguém um minuto de trabalho. Ele se tornou o jogador que era porque acreditava em tudo que os treinadores lhe diziam. Ele não reclamou."

     

     Kalsu ajudou a liderar a equipe naquele ano como capitão. Sua abordagem prática e direta foi amada por todos e impressionou seus treinadores.

     

    "Bob era nosso melhor atacante, o melhor atleta que tínhamos", disse o então técnico ofensivo Barry Switzer . "Bob não era apenas um grande jogador, ele era um grande líder. Ele tinha a maturidade e as habilidades de liderança que precisávamos naquele momento com nosso programa em transição."

     

     Os treinadores e companheiros de Kalsu em Oklahoma não foram os únicos a notar seu jogo espetacular. No final da temporada de 1967, ele foi nomeado All-American[1] por seus jogos.

    [1] - Uma equipe All-America é uma equipe esportiva educacional secundária ou pós-secundária americana composta por jogadores excepcionais. Esses jogadores são amplamente considerados pela mídia e outros comentaristas relevantes como os melhores jogadores posicionais em um determinado esporte, para uma temporada específica; por exemplo, um armador de basquete All-American para a temporada 2021-22. Esses atletas no ensino médio e universitário são chamados de "All-Americans".

  • Selecionado pelos Buffalos

     

     Como um "All-American" num programa de treinamento de Oklahoma, Kalsu acabaria por despertar algum interesse de um time da NFL.  Todos os olheiros que assistiram ao filme de Kalsu na OU (Universidade de Oklahoma) ficaram impressionados, juntamente com um voto de confiança de Fairbanks (o então treinador).

     

    Kalsu "não era melhor do que outros jogadores por causa de sua habilidade", lembrou Fairbanks anos depois. "Ele era melhor porque era mais inteligente e tecnicamente melhor. Ele estava um pouco mais maduro em sua avaliação do que estava acontecendo em campo. Não houve problemas em treiná-lo."

     

     Convencido de seu potencial como profissional, o Buffalo Bills[2] escolheu Kalsu com a 199 seleção geral na oitava rodada do Draft[3] de 1968 da NFL.

    [2] O Buffalo Bills é um time profissional de futebol americano da cidade de Buffalo, Nova Iorque, fundado em 1960 que disputa a NFL (Liga Nacional de Futebol Americano).

    [3]Processo de escolha de olheiros no qual escolhem jogadores universitários para ligas profissionais.

     Sabendo muito bem o tamanho dos homens que enfrentaria nos profissionais, Kalsu aumentou seu peso para 250 libras (+/- 113,4kg) no campo de treinamento. Quando o treinamento terminou, Kalsu era um guarda reserva. Ele foi então empurrado para o papel de titular quando Joe O'Donnell se machucou. Kalsu seria titular em nove jogos naquela temporada e foi eleito o novato do ano por seus companheiros de equipe.

     

    "O que notei é que ele era tão maduro para um jovem jogador", disse o companheiro de equipe Billy Shaw . "Ele não era seu novato normal. Ele não estava extasiado em afobação como a maioria fica."

  • Implantação no Vietnã

     

     Enquanto em Oklahoma, Kalsu foi membro do programa ROTC[4] da escola.

    [4] O Reserve Officers' Training Corps (ROTC - Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva) é um programa universitário oferecido em mais de 1.700 faculdades e universidades nos Estados Unidos que treina estudantes para serviço futuro em ramos das forças armadas dos EUA. O Exército, a Força Aérea e a Marinha têm seus próprios programas ROTC

     Depois de se formar na OU, ele foi comissionado como segundo tenente, mas não foi chamado imediatamente para o serviço militar. Não muito tempo depois que a temporada dos Bills de 68 terminou, a ligação finalmente veio. Kalsu foi convocado para o serviço ativo.

     Na época, vários atletas profissionais eram elegíveis para serem convocados, mas eleitos para as reservas. Muitos dos amigos e parentes de Kalsu o encorajaram a fazer o mesmo. A resposta de Kalsu foi sempre a mesma.

     

    "Não sou melhor do que ninguém", ele dizia a todos .

     

     Um companheiro de equipe de Kalsu, John Frantz, também pediu a seu amigo que reconsiderasse seu compromisso de serviço.

     

    "Bob, é um inferno lá", disse Frantz . "Você tem uma esposa, um filho."

    Kalsu balançou a cabeça. "Estou comprometido" , disse ele .

     

     Após oito meses de treinamento em Fort Sill, em Oklahoma, Kalsu recebeu a notícia de que estava sendo enviado para o Vietnã. Na época, Kalsu e sua esposa, Jan, tinham uma filha recém-nascida e Jan acabou de descobrir que ela estava grávida de seu segundo filho. Antes de embarcar para o outro lado do mundo, Kalsu e sua esposa trocaram preocupações.

     

    "Bob, por favor, tenha cuidado", disse Jan.

    "Tome cuidado", disse Kalsu. "Você está carregando nosso bebê."

  • Um líder pelo exemplo

     

     Kalsu estava instalado em uma das áreas de batalha mais ativas do Vietnã, Firebase Ripcord, na província de Thua Thien-Hue, no Vietnã do Sul, em novembro de 1969.

     Nos primeiros meses de seu serviço, Kalsu foi promovido a primeiro-tenente. Assim como ele estava em Oklahoma e em Buffalo, Kalsu se portava bem e era apreciado pelos homens que serviam sob seu comando.

     

    "Um cara destemido, inteligente, corajoso e respeitado por suas tropas", lembra o coronel aposentado Philip Michaud .

     

     Em suas cartas para casa, Kalsu nunca compartilharia os horrores que estava vendo com sua esposa. No entanto, ela teve uma ideia de como era a vida dele durante um retiro de descanso e lazer para o Havaí em maio de 1970. O casal estava dormindo um dia quando os fogos de artifício explodiram do lado de fora.

     

    "Ele saiu daquela cama frenético, procurando por cobertura" , disse Jan , "terror e medo em seu rosto. Eu tive um vislumbre do que ele estava vivendo."

     

     Depois de seu tempo juntos no Havaí, Kalsu retornou ao Vietnã. No final de julho, Firebase Ripcord foi sitiada por soldados do Exército do Vietnã do Norte que cercaram a base. Por dias, o NVA (North Vietnamese Army) frequentemente bombardeava a base, o que mantinha Kalsu e suas tropas principalmente em seus bunkers. Ocasionalmente, o inimigo também enviava gás lacrimogêneo.

     Embora o gás fosse brutal e sufocante, os soldados americanos nem sempre usavam suas máscaras de gás. O calor opressivo no Vietnã só tornava as máscaras insuportáveis de usar. Incrivelmente, as tropas esperariam por calmarias no bombardeio e deixariam seus bunkers para tomar ar fresco.

     Entre os ataques do inimigo, Kalsu lideraria transporte às pressas de suprimentos e ajudaria a carregar munições explosivas de 97 libras (+/- 44kg) com seus homens. Enquanto em um transporte às pressas, ele foi ferido pelos estilhaços de um ataque de morteiro.

     Kalsu poderia ter deixado a montanha em um helicóptero de evacuação médica. Em vez disso, ele simplesmente enfaixou a ferida e seguiu em frente. Então, um dia, Kalsu recebeu uma carta de Jan dizendo que ela deveria dar à luz a qualquer dia. Kalsu compartilhou animadamente a notícia com seus companheiros soldados.

     

    "Lembro-me da alegria em seu rosto ao ler a carta para mim. Ele disse: 'Minha esposa vai ter nosso bebê hoje'", disse Nick Fotias , que serviu ao lado de Kalsu.

  • Dia fatídico

     

     Em 21 de julho de 1970, o NVA estava novamente bombardeando o Firebase Ripcord. Durante todo o dia anterior, soldados inimigos gritavam da selva dizendo: "G.I. Você vai morrer!"[5]

    [5] GI ou G.I. é um termo usado para descrever um membro das forças armadas dos Estados Unidos ou um item de seu equipamento.

     Em algum momento, o bombardeio parou e Kalsu saiu de seu bunker com Fotias. Kalsu pegou uma carta de sua esposa e leu uma atualização sobre sua gravidez. De repente, um morteiro de 82 mm caiu no chão a apenas um metro e meio de onde os dois estavam.

     

    "Ainda posso sentir o calor da explosão passando por mim e a concussão me derrubando", disse Mike Renner , que estava a poucos metros do bunker de Kalsu. "Isso me jogou para trás, meu capacete voou e a parte de trás da minha cabeça atingiu o chão."

     

     Fotias voou de seu bunker e lembrou-se do sol se apagando. Com os ouvidos zumbindo e os olhos cheios de sujeira e lágrimas, Fotias percebeu que tinha um objeto pesado sobre ele.

     

    "Eu empurrei esse peso que estava em cima de mim e percebi que era Bob", disse Fotias em 2014 .

     

     Fotias rolou seu amigo de cima dele e viu uma ferida aberta atrás da orelha esquerda de Kalsu. Naquele momento, o médico da base chegou correndo. Ambos os soldados rapidamente perceberam que Kalsu estava morto.

     Ao se levantar do chão, Renner viu Kalsu sendo carregado para longe do bunker e entrou em pânico.

     

    "O tenente Kalsu foi morto", disse Renner . "Eu não sei o que diabos vamos fazer agora."

     

     Quando a notícia se espalhou pela base de que seu destemido tenente estava morto, vários soldados, incluindo os que estavam no comando, choraram.

  • Um Filho Nasceu

     

     Apenas dois dias depois, em 23 de julho de 1970, Jan deu à luz o filho do casal, Robert Todd Kalsu.

     

    "Bob vai pular daquela montanha quando descobrir que tem um menino!" Jan disse à mãe de Kalsu .

     

     As notícias não viajavam tão rápido como hoje e a família Kalsu não tinha ideia de que Bob se foi. Horas após o nascimento de Robert, um representante do Exército chegou e deu a terrível notícia à família. O funeral, uma semana depois, foi um evento compreensivelmente sombrio e todos os presentes ficaram arrasados.

     Presente no funeral, o treinador Switzer lembra-se de uma cena final que ainda carrega consigo.

     

    "O pai de Bob levou sua esposa e Jan de volta para o carro", diz Switzer . "Depois que todos saíram do túmulo, ele voltou e se deitou no caixão."

     

     Ao longo dos anos, a família Kalsu manteve a memória de Bob em primeiro plano. As crianças Kalsu, Jill e Bob Jr., agora são adultos que foram criados sem pai.

     

    "Você começa a ver os pais de outras pessoas em seus jogos, e há outros casos em que você vê os pais por perto e percebe que gostaria de ter um pai com quem conversar", disse Bob Jr.

     

     Bob Jr. tem sua própria família e o contraste de suas responsabilidades paternas e de seu pai às vezes o sobrecarrega.

     

    "A realidade do meu pai para mim veio mais tarde na vida, quando me tornei pai e entendi o conflito que meu pai passou, sabendo que ele estava deixando uma jovem família para trás para cumprir sua obrigação", disse Kalsu .

  • Prêmios e Condecorações

  • TeeBox
  • FOB Kalsu, no Iraque
    FOB Kalsu, no Iraque
    • FOB Kalsu (Base Operacional Avançada Kalsu) em Babil, Iraque, foi fundada e batizada com seu nome pela 105 Companhia de Polícia Militar de Buffalo, Nova York, no início de 2003. O nome foi escolhido para homenagear seu sacrifício por seu país e sua conexão com o Buffalo Contas.
    • Em 1999, a NFL Films produziu um longa sobre Kalsu que foi indicado ao Emmy Award.
    • Em 2000, o Buffalo Bills adicionou o nome de Kalsu ao Mural da Fama do Buffalo Bills.
    • Em 2002, uma empresa sediada em Fort Campbell foi nomeada em sua homenagem - 1Ten. J. Robert Kalsu Replacement Company.
    • O estádio de futebol da Del City High School leva seu nome.
    • Existe uma agência de correios em Del City, Oklahoma, com o nome de Kalsu. A legislação foi assinada em lei pelo presidente Barack Obama em 5 de novembro de 2015, e a agência dos correios foi inaugurada em 5 de novembro de 2016. O nome oficial dos correios é James Robert Kalsu Post Office, localizado na 4500 SE 28th Street em Del City, onde Kalsu jogou futebol americano na escola antes de se matricular na Universidade de Oklahoma.

     

     

    Para mais informações, consulte:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Kalsu

    http://buffalofambase.com/2022/02/11/ripcord-a-short-bio-of-bob-kalsu/

    https://soonersports.com/news/2013/5/20/208798440.aspx

    www.grantland.com

    https://www.pro-football-reference.com/players/K/KalsBo20.htm

    https://www.sportscasting.com/the-tragic-death-of-bob-kalsu-the-buffalo-bills-player-serving-in-vietnam/

    https://www.si.com/nfl/2014/09/04/name-wall-si-60-william-nack-bob-kalsu 

     

    E, aí, teefan? Sabiam de alguma dessas coisas?

    Se você curtiu, então fica ligado, que, a qualquer hora, a gente posta mais curiosidade pra você!

    E não esquece de compartilhar essa super curiosidade com sua dupla de treino!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.